A cura para a psicanálise
- Suelen Souza
- 25 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2022
A psicanálise propõe uma forma mais crítica ao uso do termo cura, diferenciando-se da maneira como é utilizada usualmente, a qual invoca uma adequação ao ideal de saúde ou à ausência total de sofrimento/sintomas.
Tratamos sim das dores emocionais, mas não oferecemos uma cura, pois se entende que existem destinos possíveis para a dor e não sua ausência completa. Alguns destinos podem ser mais negativos ou mais duros e outros podem ser mais criativos ou mais vitalizados.

"Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas. É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade..."
Para a psicanálise, não alcançaremos um estado de imunidade ao sofrimento ou à dor, mas poderemos reagir e nos recuperar de maneira mais fácil dos acontecimentos que nos afetam.
Portanto, um processo psicoterapêutico não se propõe a apenas remover sintomas, mas sim potencializar transformações. ♻️
Suelen Maria de Souza
Psicóloga
CRP 08/20054
Kommentare