Música Lágrimas & Chuva X Setembro Amarelo
- Suelen Souza
- 10 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de jan. de 2022
Essa música foi gravada pela Banda Kid Abelha na década de 80 com um arranjo pop e leve e depois regravada em 2002 em um cd/DVD acústico. Leoni, o compositor da música, também a regravou com outro arranjo, dessa vez, lento e melancólico.
Em uma entrevista ele explicou: “a letra é muito densa mas os arranjos são muito pop, muito leves. Ou seja, não se percebia que a letra estava tratando do que tratava. ‘Lágrimas e Chuva’ é um bilhete suicida, mas naquele ritmo o pessoal vai dançar e esquece o que está rolando na letra. E foi o Léo Jaime (ator e compositor) que disse: “Essa música é tão triste, porque vocês a tocam tão alegres? ”E aí quando nós fizemos o show em 98 fizemos um outro arranjo, e é o que eu gravei no disco. E ele cantava comigo no show”.
O suicídio é um tema tabu na sociedade. Por isso, hoje, dia mundial de prevenção ao suicídio, venho aqui compartilhar sobre esta música, pois sua letra traduz sentimentos muito comuns vivenciados por pessoas em sofrimento psíquico.
Lágrimas & Chuva

Eu perco o sono e choro Sei que quase desespero Mas não sei por quê
A noite é muito longa Eu sou capaz de certas coisas Que eu não quis fazer
Será que alguma coisa Nisso tudo faz sentido? A vida é sempre um risco Eu tenho medo
Lágrimas e chuva Molham o vidro da janela Mas ninguém me vê
O mundo é muito injusto Eu dou plantão dos meus problemas Que eu quero esquecer
Será que existe alguém Ou algum motivo importante Que justifique a vida Ou pelo menos esse instante
Eu vou contando as horas E fico ouvindo passos Quem sabe o fim da história De mil e uma noites De suspense no meu quarto
Compositores: Bruno Fortunato / George Alberto Heilborn Israel / Carlos Leoni Rodrigues Siqueir Junior
A forma como ela foi interpretada em sua primeira gravação, com um arranjo não condizente com sua letra, nos mostra um pouco da nossa dificuldade em abordar o tema. Falar sobre a morte ou sobre o desejo de morte costuma afastar as pessoas, e é este distanciamento tomado por muitos que sustenta vários mitos sobre o assunto.
Assim como a música impacta de maneiras diferentes quem a ouve, dependendo do seu arranjo, o mal-estar psíquico também pode ser expresso e interpretado de diversas formas. Por isso, o cuidado em saúde mental é complexo e influenciado por diversos fatores, não só individuais, mas também sociais, culturais, econômicos, políticos, ambientais.
Compreender isso é muito importante para a prevenção do suicídio. A mensagem de quem está em sofrimento aparece de diversas formas e assim como a música, podem surgir arranjos variados.
Por isso é importante o tema estar mais presente em nossa sociedade, assim poderemos facilitar a identificação e o acesso de pessoas em sofrimento psíquico à rede de atenção psicossocial, e também intervir coletivamente sobre os fatores sociais relacionados ao suicídio.
A campanha do setembro amarelo é um dos recursos para a prevenção do suicídio, pois atinge diretamente a falta de informação e a vergonha de falar sobre o assunto. Apesar de não ser suficiente para dar conta da complexidade inerente ao suicídio, ela cumpre o papel de trazer à tona esse tema que a sociedade ainda tem dificuldade em lidar.
Espero poder compartilhar mais informação e cuidado em saúde mental por aqui, pois acredito no papel social que nós profissionais de saúde temos a cumprir devolvendo à sociedade todo o conhecimento que recebemos.
*Entrevista Leoni: https://musicaemprosa.wordpress.com/2019/11/13/lagrimas-e-chuva-leoni-um-bilhete-suicida/
Suelen Maria de Souza
Psicóloga
CRP 08/20054
Komentarze